Sustentabilidade: como eu posso aplicar esse conceito no meu dia a dia?


Cada dia a mídia faz mais reportagens sobre o conceito de sustentabilidade. Embora muitas vezes seja falada de maneira vaga, nós hoje sabemos seguir algumas ações impactam no futuro que deixaremos para nossos filhos.

Compreender que o consumo sustentável nada mais é do que exercero uso dos recursos que nos são oferecidos de maneira adequada, sem deixá-los à beira de acabar, é uma obrigação de cada um. O planeta que deixaremos para nossos descendentes depende disso e a atitude de cada um é indispensável.

Mas você já parou para pensar em como contribuir para isso e aplicar esse conceito no seu dia a dia? No artigo a seguir, você encontrará várias maneiras de aderir esse processo no seu cotidiano e fazer sua parte para salvar o mundo. Confira!

Coleta de lixo seletiva

É uma das maneiras mais simples e eficazes de evitar o desperdício e reciclar material. Muitos dos produtos que eram considerados lixo, na verdade são matéria prima em potencial para vários outros. Já se tornou popular a reciclagem de latinhas de refrigerante, mas existem muitos outros materiais que podem ter esse destino. Até restos de comida podem ser usados como adubo.

Se informe como esse processo funciona na sua cidade. Mesmo que a prefeitura não institua coleta seletiva, muitas vezes ONGs fazem o serviço, especialmente com matérias poluentes como óleo de cozinha.

Infelizmente a grande maioria das cidades ainda não tem coleta seletiva, mas se nós cobrarmos mais o poder público, estaremos também fazendo nossa parte.

Infelizmente a grande maioria das cidades ainda não tem, mas se nós cobrarmos mais o poder público, estaremos fazendo nossa parte.

 

Evite desperdício de água

Essa responsabilidade cabe tanto a você quanto ao governo. Você pode fazer sua parte fechando a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes, bem como deve evitar ficar muito tempo no chuveiro. Instalar uma cisterna para aproveitar água da chuva seria perfeito, pois ela pode atuar em tarefas como regar plantas ou na descarga.

Já ao governo cabe a avaliação periódica da tubulação: muitas vezes os maiores desperdícios estão ocultos sob a terra, em canos velhos e mal cuidados.

Vá a pé

O petróleo é um recurso finito e, além de tudo, poluente. Não tirar o carro da garagem para fazer caminhos curtos faz não só bem à natureza, quanto á sua saúde. Se o caminho for maior, opte pela bicicleta ou transporte coletivo. Tire seu veículo da garagem só quando for essencial. Seu coração e o planeta agradecem.

Compre apenas o que vai comer

Se você parar para pensar no quanto é gasto para que um quilo de carne ou fruta chegue ao supermercado para seu consumo, você irá desperdiçar menos. Com a implementação de mais rodovias e vôos mais constantes, não é raro ver nas gôndolas de nosso bairro produtos vindo de muitos quilômetros de distância. Infelizmente, essa comodidade gasta recursos naturais e polui. Não contribua para isso: busque adquirir apenas o que você vai efetivamente consumir e dê preferência à produtos regionais, que contribuam para o desenvolvimento da comunidade na qual você vive.

Deixe um planeta tão bom quanto você recebeu!

Embora possa parecer pouco, essas atitudes, quando tomadas em conjunto, fazem muita diferença para o planeta. É possível conscientizar uma quantidade de pessoas para terem um consumo mais sustentável e aliviar os danos causados ao meio ambiente. Faça parte desse grupo: comece a mudança por você mesmo!

Você já pratica alguma dessas ações para diminur seu impacto sobre o planeta? Possui sugestão de outras que podem ajudar? Utilize os comentários abaixo para compartilhar seu conhecimento e conscientizar mais pessoas sobre as práticas sustentáveis.


Compartilhe:


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *