Serra da Mantiqueira, conheça a origem do nome


Mantiqueira é uma palavra de origem tupi-guarani que significa a Serra que Chora.
Conta a lenda que há muitos anos atrás vivia no local uma tribo de índios Guaranis. Dentre eles havia uma linda índia pela qual todos os guerreiros da tribo eram apaixonados, dado a sua beleza.
Mas ela não se interessava por nenhum deles, sua paixão era o Sol. Passava os dias a admirFim de tarde, Pedra da Mina - Serra da Mantiqueiraá-lo e quando ele se punha no horizonte ela se entristecia, mas logo ia dormir e ansiosamente aguardava o alvorecer para novamente ver o seu amado.
Um dia o Sol notou a bela índia e por ela se encantou. Passava então mais lentamente sobre a terra em que viviam os índios e passou a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde, tudo para ficar mais tempo admirando a amada. Tal era o encantamento do Sol, que ele começou a passar mais perto da terra, sem se aperceber que seu calor estava secando os rios, queimando as pastagens e incendiando as florestas.
A paixão do Sol pela índia despertou os ciúmes da Lua, que também era apaixonada pelo Sol. Foi então reclamar a Tupã, o ser supremo dos índios.
– Como pode o astro rei apaixonar-se por uma simples índia, uma simples mortal, perguntava a inconformada Lua a Tupã, que após insistentes apelos da Lua, veio a terra verificar o que acontecia.
Ao perceber o tamanho da tragédia que se aproximava em breve, ordenou imediatamente ao Sol que voltasse à sua rotina normal e para assegurar que isso nunca mais aconteceria, ergueu a maior montanha que havia e dentro dela aprisionou a bela índia.
A índia inconformada passou a chorar copiosamente e tanto, que suas lágrimas passaram a verter pela montanha e formaram nascentes que até hoje abastecem os rios e córregos da região. Foi assim que surgiu o Ribeirão Grande, Tetequera, Pedrinhas e outros que nascem na Serra da Mantiqueira, a Serra que Chora.
Fonte: http://bit.ly/19SH9N8


Compartilhe:


11 comentários.

  1. PEDRO disse:

    QUERO SABER ONDE COMEÇA A SERRA E ONDE TERMINA

    • essencia disse:

      Não sei exatamente Sr. Pedro, sei que vai do estado do RJ com Minas, até a região de Atibaia/SP. No google Earth o Sr. deve conseguir visualizar bem.
      Att,
      Helena Santos

  2. Rozailton f dos santos disse:

    são coisas profundas que Deus fez para nos imaginar e não entender, tão grande seu poder

  3. Ester disse:

    Eu achei muito bom mais só q preciso achar estrada real. Sesmarias

  4. abel scabello disse:

    Assite no terraviva dia 03/11, uma bela entrevista de Dona Helen se não me falha a memória, sobre os produtos por vocês fabricados. Parabéns. Com certeza que tudo isto torna-se possível quando se tem amor pela natureza e aquilo que ela nos fornece. Abraços Abel Scabello..

  5. Roberta disse:

    Boa tarde! Meu nome é Robert a Sanches, sou nutricionista Crn 11146, tenho uma clínica onde atendo inúmeros pacientes enfermos e outros em busca de reeducação alimentar. Gostaria de solicitar uma amostra dos produtos comercializados essência do vale para que eu possa indicar para meus pacientes.
    Endereço: Rua Padre Barros 284
    Bairro Centro
    Virgolandia Minas gerais CEP 39715000

    Att.
    Roberta

  6. Ailton Luz Campos disse:

    São belas , os finais tristes, fortes doses de imaginação.

  7. Ailton Luz Campos disse:

    Triste mas de uma beleza profunda e singela.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *